Loheng Nome sem borda.jpg

Ecosofia: a educação ecológica antroposófica

 

Jonas Bach

 

A questão da sustentabilidade está na pauta do século XXI e desafia o futuro da humanidade. Um conhecimento reducionista proporcionou desenvolvimento tecnológico, que resultou em produção de conforto em larga escala, à custa da exploração desmedida da natureza. Do conforto poucos abdicam e o fenômeno da superpopulação incrementa os desafios.

 

Alguns ecologistas apontam saídas através do desenvolvimento de um pensamento holístico, capaz de apreender a relação do ser humano com o meio ambiente como um todo. O objetivo comum nestas propostas é evitar que um conhecimento analítico, fragmentário e reducionista continue sendo a base da formação cultural. Até aqui, isto indica similaridades com os propósitos antroposóficos. Disto surgiu para mim uma questão crucial: como a Antroposofia poderia contribuir para o debate ecológico, com a linguagem e para as necessidades do século XXI?

ecosofia.jpg

Entre 2006 e 2007, ocupei-me com o tema da sustentabilidade enquanto desenvolvia minha pesquisa de mestrado na UFPR, relacionada à educação ecológica na Pedagogia Waldorf. Na época, deparei-me com a procura por algum livro ou autor que demonstrasse a concepção ecológica da Antroposofia. A preocupação de Steiner com o futuro da humanidade, justamente devido à crise ambiental, era evidente, mas se encontra esparsa em sua obra, ou de modo indireto.

 

As concepções atuais de ecologia me pareceram incompletas. A ecologia profunda quer destituir o ser humano do centro, pois este é o responsável pelos problemas que estamos enfrentando. O triângulo da sustentabilidade ficou em voga, mas um tanto atravessado em relação à Trimembração do Organismo Social. Creio que todas as tentativas e propostas ecológicas têm sua validade. No entanto, algumas soluções soaram como tentativas materialistas de resolver impasses causados pelo materialismo. Ou seja, elas não transformam o cerne da questão.

 

A origem da palavra eco é grega e significa casa. A crise ecológica atual atinge três âmbitos onde mora o ser humano. Moramos na “casa” natureza, na “casa” sociedade e na “casa” individual. Surge uma nova trimembração entre natureza, indivíduo e sociedade.

 

O projeto Ecosofia foi desenvolvido e apresentado, em setembro de 2014 e 2015, no evento Caminhos para Sustentabilidade - Oficina Internacional do Futuro (Wege zur Nachhaltigkeit - Die internationale Zukunftswerkstatt), nas instituições alemãs de ensino superior Universität Siegen e Alanus Hochschule, com apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD – sigla em alemão).  Os objetivos da Ecosofia são difundir e fomentar a ecologia baseada na Antroposofia, conectada aos desafios do século XXI e da sustentabilidade; desenvolver uma relação holística consigo mesmo, com a sociedade e com a natureza, no âmbito reflexivo, sentimental e acional; e resgatar o cuidado de si, o cuidado do outro e o cuidado da natureza.

 

Os temas a serem abordados pela Ecosofia são as três ecologias: a ecologia do ser humano, da sociedade e da natureza; o pensamento reducionista e a exploração da natureza e do ser humano; o pensamento holístico e o desenvolvimento sustentável; a educação ecológica como engajamento para a transformação de si, da cultura e da sociedade; a compreensão do tempo atual e a situação pós-moderna como desdobramentos dos impasses da modernidade; desenvolvimento tecnológico e afastamento da natureza; geração de conforto e perda da harmonia com a natureza; superpopulação e as novas condições de vida; alienação do consumo e a identidade cultural manipulada pelo capitalismo; transformação de hábitos e identidade cultural.

 

O projeto Ecosofia iniciou suas atividades para o público em geral em abril de 2015, com curso aberto aos interessados, realizado na Escola Waldorf Turmalina, em Curitiba. A base teórica do projeto é a trimembração e a quadrimembração do ser humano, a fenomenologia de Goethe e Steiner, e a trimembração do organismo social. Em 2018, a Ecosofia vem sendo desenvolvida como curso em projeto de extensão na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

 

INFORMAÇÕES SOBRE CURSOS EM ANDAMENTO

 

A Pedagogia Waldorf usa três imagens para traduzir a integralidade de sua proposta: educação da cabeça, do coração e das mãos. Do mesmo modo, na Ecosofia as três ecologias são traduzidas em imagens que expressam seu teor ecosófico. Água é o fluido que permite a vida se expressar na natureza. Sangue é o fluido que sustenta a vida do ser humano. Dinheiro é o fluxo que mantém os organismos sociais – as instituições – em atividade. A Ecosofia se ampara nas três imagens - água, sangue e dinheiro - expressando o teor holístico da concepção antroposófica de educação ecológica.