Pedagogia Waldorf ou pedagogia Mc Donald's?
Jonas Bach
Debater a identidade da Pedagogia Waldorf é em minha opinião, uma necessidade permanente. Vou me pautar pela própria experiência como professor Waldorf, por um lado, e pela compreensão da educação como arte, por outro lado, para refletir sobre o dilema na identificação do que é ou não é genuinamente a educação Waldorf. As linhas do passado e do futuro chocam-se no momento presente de todos os destinos. Saber ler a dinâmica de harmonia e conflito que surge nesse encontro é um dos impasses na jornada evolutiva, seja individual ou coletiva.
Se o passado fosse a única fonte de referência para identificarmos afinal do que se trata a Pedagogia Waldorf, então bastaria reproduzir os modos culturais pretéritos para termos uma suposta “garantia”. Contudo, o passado é passível de cristalização, de força que impede o surgimento do novo. Por isso, seu encontro com a corrente oposta, o futuro, pode se tornar fonte de crises. Aprender a lidar e ler esse encontro no presente é uma grande chave na existência humana.
Neste texto, caminharei pela leitura da experiência que tive como professor de classe e pela experiência de leitura sobre a concepção da atividade do artista de Johann Wolfgang von Goethe(1749 - 1832) e sobre a arte da educação de Rudolf Steiner (1861 - 1925).
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Jonas Bach
Professor de filosofia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É pós-doutor em educação (Unicamp) e doutor em educação (UFPR e Alanus Hochschule).
Alumni DAAD e Capes, pesquisador da fenomenologia de Goethe e da filosofia da educação de Rudolf Steiner.
Coordenador do projeto de extensão "Pedagogia Waldorf e a educação antirracista" em conjunto com a Federação das Escolas Waldorf no Brasil e a Faculdade Rudolf Steiner.
Músico, escritor e tradutor.