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Pedagogia Waldorf ou pedagogia Mc Donald's?

 

Jonas Bach

 

         Debater a identidade da Pedagogia Waldorf é em minha opinião, uma necessidade permanente. Vou me pautar pela própria experiência como professor Waldorf, por um lado, e pela compreensão da educação como arte, por outro lado, para refletir sobre o dilema na identificação do que é ou não é genuinamente a educação Waldorf. As linhas do passado e do futuro chocam-se no momento presente de todos os destinos. Saber ler a dinâmica de harmonia e conflito que surge nesse encontro é um dos impasses na jornada evolutiva, seja individual ou coletiva.

 

        Se o passado fosse a única fonte de referência para identificarmos afinal do que se trata a Pedagogia Waldorf, então bastaria reproduzir os modos culturais pretéritos para termos  uma  suposta  “garantia”. Contudo, o passado é passível de cristalização, de força que impede o surgimento do novo. Por isso, seu encontro com a corrente oposta, o futuro, pode se tornar fonte de crises.  Aprender a lidar e ler esse encontro no presente é uma grande chave na existência humana.

 

         Neste texto, caminharei pela leitura da experiência que tive como professor de classe e pela experiência de leitura sobre a concepção da atividade do artista de Johann  Wolfgang von Goethe(1749 - 1832) e sobre a arte da educação  de Rudolf Steiner  (1861 - 1925).

 

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Jonas Bach

 

Professor de filosofia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É pós-doutor em educação (Unicamp) e doutor em educação (UFPR e Alanus Hochschule).

 

Alumni DAAD e Capes, pesquisador da fenomenologia de Goethe e da filosofia da educação de Rudolf Steiner. 

 

Coordenador do projeto de extensão "Pedagogia Waldorf e a educação antirracista" em conjunto com a Federação das Escolas Waldorf no Brasil e a Faculdade Rudolf Steiner.

 

Músico, escritor e tradutor.